Resultados 1 al 7 de 7

Tema: mapa de estradas e cartas topograficas

Predeterminado mapa de estradas e cartas topograficas

boa tarde

estou a pensar em adquirir um twonav Aventura, mas tenho duas dúvidas:

1- reparei no site da compegps que não têm nenhuma cartografia de Portugal...como é que estão a colocar os mapas de estrada no aparelho?

2- como é que envio uma carta militar ou uma fotografia do googleearth calibrada para o twonav? é através de outro software?

obr...weiner

Predeterminado

Bom dia,

Eu não falo Português - so I answer in English.

1 - steet maps of Continente Portugal are included in the Iberia package.
    (unfortunately Madeira and Azores are not included)

2 - best Topo Maps are from Instituto Geográfico do Exército (www.igeoe.pt)
    Google Satellite Maps you can capture using the appropriate tools like gMapMaker

Regards
    Anton
    Imágenes adjuntadas Imágenes adjuntadas

Predeterminado

Weiner,

o site não pode fornecer dados que lhes são caros ( porque os teem que comprar) sem cobrar os devidos custos de distribuição, no entanto, fornece caminhos, através da web, de sitios onde esses mesmos dados podem estar disponíveis gratuitamente ( relevos, mapas vectoriais, ortofotos ).

O IGEOE não faz preços acessiveis a esta empresa ( CompeGPS TEAM ), de modo que, esta possa distribuir esses mesmos dados a custos baixos para o utilizador comun... é tudo tão caro!

A cartografia de Portugal, em formato vectorial, e é a isto que te referes ( mapas de estrada, ruas, etc ) esta incluida nos mapas chamados mapas IBERIA, de Península Iberica, contudo estes mapas são só vectoriais e não veem do IGEOE mas de outra empresa que não a CompeGPS, pelo que estes mapas são pagos, excepto se vierem com o aparelho Aventura ( mesmo assim deve estar incluido no preço do aparelho ).

Os mapas do exército estão em dois arquivos, um *.jpg e outro em *.map , ambos são necessários para serem abertos no CompeGPS Land, e através deste é que crias outros mapas ( no formato utilizado no Aventura, *.rmap e *.ecw ) que serão utilizados no aparelho Aventura.

Quanto aos mapas do Google Earth, gravados no formato *.jpg, *.png, *.bmp, etc não servem de muito, são arquivos de imagens sem qualquer valor georeferenciado correcto de utilização no Aventura, até porque não são estes os formatos que o aparelho utiliza.

Para serem utilizados têm que ser calibrados, a calibração é necessária para o programa que utiliza o desenho ( *.jpg ) como base de referência, saber exactamente a posição real de trabalho, para isto ser feito há que saber de antemão, as referências existêntes no mapa tirado do Google, o problema é que é um processo muito trabalhoso ( o processo de calibrar um *.jpg, mapa, é minucioso e muroso) para se obter o tal arquivo *.map ( este arquivo é o arquivo que contém os dados reais do mapa, pontos reais que correspondem a referências existentes no desenho *.jpg ).

Espero que te tenha esclarecido bastante...

Qualquer dúvida, coloca aqui no forúm Português..
    Última edición por rop50343; 26/10/2009 a las 00:47
    Até breve!
    Manuel

Predeterminado

Cita Iniciado por macnetz Ver mensaje
    Bom dia,

Eu não falo Português - so I answer in English.
    Não falas Português? Não faz mal, escreve da maneira Portuguêsa que sabes, vais ver, alguén vai entender...

Se não falas mesmo nada de Português, então talvez seja mais indicado colocares a tua questão no forúm em Inglês, para teres acesso a respostas mais acessiveis à tua língua... sem ofensa...acabas por te encontrar um pouco deslocado...
    Até breve!
    Manuel

Predeterminado

bom dia

obrigado pela resposta, agora fiquei esclarecido quanto as estradas...já percebi que o iberia vem com as estradas de portugal.

Agora também vi que é preciso comprar o compgps land para usar o twonav...isso é que é pena, tenho de comprar mais um software ?

Eu as cartas militares tenho todas calibradas...é mais facil.

agora comprar o equipamento twonav aventura+compgps land..é que fica caro.

obr..sw

Predeterminado

Cita Iniciado por weiner Ver mensaje
    Eu as cartas militares tenho todas calibradas...é mais facil.
    bom dia,

com mapas calibrados é realmente simples.
    Mas existem mapas que são calibrados de maneira errada.
    Você tem novos mapas topográfica?

até breve
    Anton (com a ajuda de translate.google.com)

Predeterminado

Cita Iniciado por weiner Ver mensaje

Agora também vi que é preciso comprar o compgps land para usar o twonav...isso é que é pena, tenho de comprar mais um software ?
    Olá, não é necessário (obrigatório ) comprar o CompeGPS Land, mas se o comprares ficas com um bom software muito completo e bom.

Há alternativas ao CompeGPS e gratuitas, mas não te dão todas as potencialidades que o CompeGPS Land tem.

O TNAventura não depende do CompeGPS para ser ligado ao PC, é independente e funciona como uma "Caneta/Pen", ligas e ficas com uma drive acrescida no PC.

O CompeGPSLand já te dá, em modo demo, muitas capacidades de operar os tracks, não todas, mas uma parte.
    Até breve!
    Manuel